Câmara Municipal de Cascais | Newsletter do Laboratório de Aprendizagens (Jan – Abril 2014)

Câmara Municipal de Cascais

Newsletter do Laboratório de Aprendizagens

(Nº 8, Série V, Jan – Abril 2014)

Em REDE fazemos a DIFERENÇA

Projeto de Pais e Profissionais de Educação a propósito da Inclusão de crianças com NEE

«O projeto vai no seu terceiro (e último) ano e prossegue com sessões temáticas, com sessões de conversa interna aos participantes do grupo onde discutem os assuntos que priorizam e participações e testemunhos em eventos científicos e de sensibilização para a inclusão.

Houve a colaboração do Professor Doutor Michel Binet (Antropólogo | Professor Auxiliar na Universidade Lusíada de Lisboa | CLISSIS) perito em Análise Conversacional para uma experiência pioneira de aplicação no domínio da avaliação de projetos. Foi recolhido um corpus de filmagens e de gravações das sessões e encontros promovidos ao abrigo do Projeto, registos que potenciaram uma análise e avaliação detalhadas das ações desenvolvidas, que, hoje, constituem um Arquivo audiovisual (em atualização permanente) do Projeto.

Oriunda da Sociologia americana, a Análise Conversacional, que articula contributos de três áreas científicas (Antropologia | Linguística | Sociologia), é uma abordagem que incide sobre as interações conversacionais, perspetivadas como bases de organização da vida em sociedade e do funcionamento das instituições. Considerado nesta perspetiva, um Projeto gera quadros de interação, cujo registo e cuja análise pormenorizada constituem uma abordagem investigativa de elevado interesse, susceptível de ser operacionalizada como metodologia avaliativa, aplicação inovadora testada com êxito ao abrigo desta colaboração com o Professor Doutor Michel Binet».

newsletter_jan_abril003 labap

_____
Binet, M., 2013. Relatório de Avaliação externa: Projeto « Formação e suporte parental para pais com crianças com necessidades educativas especiais (NEE) » (Coord. Isabel Passarinho, Ana Carolina Crispim & Lígia Prior), Cascais: Câmara Municipal de Cascais – Departamento de Educação.

Michel G. J. Binet

Professeur Universitaire à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social

More Posts


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.