Carla Mirelle Matos Lisboa (PUC-Rio) | Duas Aulas abertas para finalizar uma Missão de sete meses no GEACC

AULAS ABERTAS

Carla Mirelle Matos Lisboa & Michel Gustave Joseph Binet

Linguista, Carla Mirelle Matos Lisboa, que elabora uma tese de doutoramento em Estudos da Linguagem na PUC-Rio, sob a orientação da Profª. Doutora Maria do Carmo Leite de Oliveira, realizou, com o apoio de uma bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior  (CAPES) de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE),  uma Missão de sete meses no seio do Grupo de Etnometodologia e Análise Conversacional da Clusividade social (GEACC), Grupo de Investigação do CLISSIS, Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Intervenção Social.

Esta Missão, realizada sob a orientação do Prof. Doutor Michel Binet, permitiu à Carla Mirelle Matos Lisboa consolidar a sua formação em Análise da Conversação etnometodológica e aprofundar, em sede de sessões semanais de co-análise de dados do seu corpus de gravações de intervenções sociais junto de pessoas em situação de rua no Rio de Janeiro, as relações que unem a Linguística interacional e o Serviço Social, relações interdisciplinares que estão no cerne do projeto científico do GEACC.

Para assinalar o fim desta Missão, no decurso da qual Carla Mirelle Matos Lisboa colectou nas ruas de Lisboa um segundo corpus de gravações de intervenções sociais, que possibilitará uma análise complementar do modus operandi das intervenções e dos saberes de ação de profissionais brasileiros e portugueses, foram programadas duas Aulas abertas da investigadora Carla Mirelle Matos Lisboa, ministradas em colaboração com Michel Binet, nos dias 5 e 7 de Março de 2018, em Portalegre e em Lisboa, respectivamente.

Estas duas Aulas abertas proporcionam às comunidades académicas e profissionais a oportunidade de contactar com uma investigação doutoral assente na Análise Conversacional etnometodológica e de apreender o alcance científico da introdução desta abordagem na investigação em Serviço Social e a sua relevância dos pontos de vista da formação em Serviço Social e da própria prática profissional.

Michel G. J. Binet – Carla Mirelle Matos Lisboa

 



2ª-feira, dia 5 de Março de 2018

13h30-16h30, no Auditório

Estabelecimento de Ensino Superior | Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP)

Curso | Licenciatura em Serviço Social

UC | Ética e Deontologia do Serviço Social (2º Ano)

Docentes | Profª. Doutora Elizabete Mendes & Prof. Doutor Michel Binet


AULA ABERTA

1 | A intervenção social de rua ao microscópio : análise conversacional etnometodológica (Carla Mirelle Matos Lisboa)

2 | A Ética da intervenção social ao microscópio : introdução do conceito de Microética (Michel Gustave Joseph Binet)


Morada da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP) | Praça da República, 23-25, 7300-109 Portalegre



Universidade Lusíada de Lisboa

4ª-feira, dia 7 de Março de 2018

16h-17h, Sala 3E

ISSSL

Estabelecimento de Ensino Superior | Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa (ISSSL-ULL)

Curso | Licenciatura em Serviço Social

UC | Estruturas e Interação social (2º Ano)

Docente | Prof. Doutor Michel Binet

 


AULA ABERTA

Por que gravar intervenções sociais ? Contribuições da Análise Conversacional etnometodológica para a prática profissional (Carla Mirelle Matos Lisboa)


Morada do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa (ISSSL-ULL) | Rua da Junqueira, 188-198, 1349-001 Lisboa [Mapa]


Michel G. J. Binet

Professeur Universitaire à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Consultant - Formateur - Traducteur (portugais-français) - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social

More Posts


One thought on “Carla Mirelle Matos Lisboa (PUC-Rio) | Duas Aulas abertas para finalizar uma Missão de sete meses no GEACC”

  1. Parabéns, Carla e Prof Dr. Michel Binet!
    São parcerias assim que precisamos para cruzar as fronteiras disciplinares e os muros que separam a Academia e a Sociedade.

    É um orgulho para a PUC-RIO e para mim, como orientadora, ver como o Programa de Bolsa de Doutorado-Sanduíche, oferecido pela CAPES, pode produzir resultados que são benéficos a todas as partes envolvidas.
    Maria do Carmo Leite de Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.