Relatório de Missão no GEACC (Victor Braga, Março 2018)

Relatório de Missão

No início do doutoramento, tive a oportunidade de participar como aluno no CIV – Curso Livre de Análise das Interações Verbais. Neste curso – ministrado pelos professores Adriano Duarte Rodrigues  e Michel Binet (que vieram a se tornar os orientadores de minha tese) – estabeleci contato pela primeira vez com a Etnometodologia e a Análise Conversacional. O contato com esse campo de saber foi um dos acontecimentos fundamentais em meu percurso acadêmico. Percebendo a Etnometodologia e a Análise da Conversa como campos de conhecimento incontornáveis para o  campo da Comunicação Social, decidi redirecionar meus interesses de pesquisa de modo a convergirem com a agenda etnometodológica.
Foi com essa motivação que me juntei ao GEACC, onde fui gentil e generosamente recebido pelo seu coordenador, o professor Michel Binet. No seio desse grupo, pude desenvolver as principais habilidades que tenho hoje como pesquisador etnometodólogo e analista da conversa. Embora minha pesquisa atual não esteja relacionada com o Serviço Social, a questão da Clusividade Social, desenvolvida de modo pioneiro pelo GEACC, me estimula a permanecer em constante contato com esse grupo – além é claro, de o GEACC ser uma referência internacional no campo da Análise Conversacional (campo que, por si só, apresenta enorme abertura à interdisciplinaridade).
Estando no momento já de retorno ao Brasil – onde reassumi meu cargo de professor efetivo no Departamento de Comunicação Social da UFPB, trouxe comigo o profundo desejo e interesse de manter um forte vínculo bi-nacional com o GEACC. Além da condição de investigador colaborador desse grupo, meus esforços a partir de agora se darão no sentido de construir projetos conjuntos entre a UFPB e o GEACC e na busca de financiamento junto à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para a realização de projetos de pesquisa bi-nacionais.

Victor Braga, Março 2018


Michel G. J. Binet

Professeur à l'ESECS-IPP (Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre) et à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social

More Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *