Acesso online
ao
Glossário de Análise Conversacional e de Microética (Zotero) | Link
Work-in-progress, que já alcançou um certo limiar de maturação, com mais de 100 Entradas lexicais, este Glossário de Análise Conversacional e de Microética, acessível online na Plataforma Zotero, inicialmente elaborado no âmbito do trabalho docente realizado no Ano Letivo 2017-18 com alunos do curso de Licenciatura em Serviço Social da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Portalegre (ESECS-IPP), na Unidade Curricular de « Ética e Deontologia do Serviço Social » (2º Ano curricular), é também fruto do trabalho docente realizado com os alunos do curso de Licenciatura em Serviço Social do Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa da Universidade Lusíada de Lisboa (ISSSL-ULL), na Unidade Curricular de « Estruturas e Interação social » (2º Ano curricular). Com efeito, é no âmbito desta UC do ISSSL-ULL que comecei a introduzir a Análise Conversacional etnometodológica (ACE) na formação inicial de Assistentes sociais, a partir sobretudo do Ano Letivo 2014-15.
Considero hoje, com base na experiência docente que acumulei em Lisboa e Portalegre, que o conceito de « Microética » localiza e abre uma das melhores portas para introduzir a ACE na formação inicial de Assistentes Sociais, de modo a tecer uma ligação reforçada entre o ensino e o trabalho de investigação em Serviço Social desenvolvido pelo GEACC, Grupo de Investigação do CLISSIS.
A « Microética do agir profissional » emergiu como Linha de pesquisa transversal aos vários Projetos de investigação desenvolvidos no seio do GEACC, conferindo a este Glossário o estatuto adicional de ferramenta de apoio à formação avançada e à investigação.
Michel Binet
Link | Glossário de Análise Conversacional e de Microética
OpenEdition sugere que esta publicação seja citada da seguinte forma:
Michel G. J. Binet (2 de Maio de 2018). Glossário de Análise Conversacional e de Microética (Binet, 2018), nova Linha de pesquisa transversal. Lab•FEACC. Recuperado em 7 de Novembro de 2024 de https://doi.org/10.58079/oy3s