Pesquisas bibliográficas na plataforma Zotero: Guia de utilização online

Guia de utilização online

(Nível básico)

Última atualização : Dezembro 2020

_______

A plataforma Zotero permite aos estudantes e pesquisadores de efetuar pesquisas bibliográficas em Bases de dados bibliográficos pré-selecionados, criadas e mantidas por investigadores e docentes, no âmbito das suas atividades investigativas e letivas.
Cada estudante pode gratuitamente criar e manter a sua própria Base de dados bibliográficos, para organizar e servir de suporte aos seus estudos, com a ajuda de um recurso que, a termo, aumentará a produtividade e o rigor do seu trabalho.

Cada Base bibliográfica do GEACC é o resultado acumulado, ao longo de vários anos, de um trabalho de acompanhamento da produção científica numa área especializada (veille scientifique), que encara a constituição e atualização de bibliografias como atividade de pesquisa de grande relevo para o avanço da investigação científica e para a formação inicial e avançada d@s estudantes.

Etnometodologia e Análise Conversacional (+ de 3000 referências bibliográficas)

Serviço Social e áreas afins (+ de 3200 referências bibliográficas)

Um número significativo de referências bibliográficas são acompanhadas de notas de leitura acessíveis online (prática ético-política que promove a ciência como comunidade aberta), compostas de citações selecionadas pelo docente e de comentários da sua autoria, que podem auxiliar o trabalho de leitura d@s própri@s estudantes ou pesquisadore/as.

disponibilização de PDF pelo docente visa acompanhar o trabalho autónomo de pesquisa bibliográfica realizado ou realizável por cada estudante, para compreender e aprofundar a matéria letiva ou  para desenvolver os seus próprios projetos investigativos.

No 1º Ciclo de estudos universitários, este trabalho autónomo de pesquisa bibliográfica, que poderá gerar pedidos de disponibilização de PDF, será completado por orientações bibliográficas do docente, em sede de aula ou de acompanhamento individualizado, na plataforma de ensino à distância.

Michel G. J. Binet

[Dica: Usar o navegador Chrome]


1| Aceder ao website do GEACC, na plataforma hypotheses.org

GEACChttps://geacc.hypotheses.org/


2| Seleccionar e aceder a uma das Bases de dados bibliográficos Zotero acessíveis a partir do website do GEACC

[Clicar para ampliar]

3| Selecionar o âmbito da pesquisa (Pasta global ou uma das subpastas) e a ordem de apresentação dos dados (ex.: ordem alfabética dos títulos ou dos nomes de autor)

[Clicar para ampliar]

4| Duas soluções para lançar pesquisas bibliográficas por palavras-chave, nomes de autor, etc.

Solução 1 [Clicar para ampliar]
Exemplo (Solução 1) | Acesso online aos resultados de uma pesquisa bibliográfica por palavra-chave (Phenomenology) [Clicar]
Resultados da pesquisa lançada a partir da palavra inglesa « phenomenoloy » (Solução 1) [Clicar para ampliar]

Resultados da pesquisa lançada a partir da palavra francesa « phénoménologie » (Solução 1) [Clicar para ampliar]

Solução 2 [Clicar para ampliar]

5| Seleccionar e visualizar uma das referências bibliográficas resultantes de uma pesquisa : Ficha informativa, Notas e Etiquetas/Tags (ID do PDF, Palavra(s)-chave, Disponível na biblioteca pessoal do um membro do GEACC [Primeiro nome])

Consultar a Ficha informativa de um item [Clicar para ampliar]

No caso dos artigos, a respetiva Ficha pode reproduzir o resumo do mesmo bem como indicar o link de acesso online à revista e ao artigo (url). Nestes casos, um simples clique de rato permite ser redirecionado para uma leitura online do artigo.

Consultar nota(s) [Clicar para ampliar]

Exemplo | Acesso online a uma citação registada na « Nota » de uma referência bibliográfica [Clicar]

Consultar etiquetas (Tags) [Clicar para ampliar]

6| Consultar eventual lista de documentos relacionados com o item

Localizar documentos relacionados (ex.: capítulos de uma obra coletiva) [Clicar para ampliar]

7| Gerar em três passos a referência bibliográfica de um documento (livro, artigo, tese, etc.) de acordo com uma Norma definida (ex.: Harvard Reference Format 1 ou NP 405)

1-Seleccionar o documento [Clicar para ampliar]

2-Seleccionar ou acrescentar uma Norma de referenciamento [Clicar para ampliar]

3a-Ler e copiar a referência : Norma Harvard Reference Format 1 [Clicar para ampliar]

3b-Ler e copiar a referência : Norma Portuguesa 405 [Clicar para ampliar]

Para saber mais : https://www.zotero.org/ 

Zotero : Interface de utilização do software que permite construir a partir do seu computador Bases de dados bibliográficos [Clicar para ampliar]

_____________________________

ICON - GEACC

 

 

Michel G. J. Binet

Professeur Universitaire à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social

More Posts


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.