Seminário online GEACC 2021-2022 (Auto)etnografias das práticas e dos saberes profissionais | 6ª, 14/01/2022, Sessão 3, preparada e dinamizada por David Monteiro
O trabalho de gravação de interações sociais é um aspeto fundamental da investigação sobre as mesmas e, no quadro de uma abordagem socio-interacionista ao estudo das práticas e dos saberes profissionais, a sua dimensão praxeológica e interacional é passível de ser examinada enquanto objeto de análise.
—
Enquadrada no paradigma teórico-metodológico da Análise da Conversa Etnometodológica, esta sessão irá investigar o trabalho de gravação de interações em suporte vídeo, com base num conjunto de fragmentos de gravação de atendimentos sociais e de outras interações institucionalmente enquadradas.
–
Num primeiro momento, serão identificadas algumas das principais práticas que constituem a produção situada deste trabalho e como estas são localmente realizadas pelos participantes através da mobilização de recursos linguísticos, corporais e materiais.
Em seguida, iremos observar e apreciar alguns dos dilemas e problemas práticos com que investigadores se podem deparar durante uma gravação em curso – decorrentes quer da sua interação com os participantes na atividade gravada, quer da produção colaborativa de gravações.
Finalmente, os participantes na sessão serão convidados a refletir sobre as especificidades deste domínio de atividade e as suas potencialidades (auto)etnográficas, e a discutir sobre os desafios e oportunidades do uso de gravações vídeo na investigação qualitativa sobre práticas e saberes profissionais.
Professeur Universitaire à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Consultant - Formateur - Traducteur (portugais-français) - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social