Seminário online GEACC 2021-2022 (Auto)etnografias das práticas e dos saberes profissionais | 6ª, 14/01/2022, Sessão 3, preparada e dinamizada por David Monteiro

Seminário online GEACC
2021-2022

(Auto)etnografias das práticas e dos saberes profissionais

Contribuições interdisciplinares na investigação qualitativa em Serviço Social (e áreas afins)

(Coord. Michel Binet, ISSSL-ULL, em colaboração com Telmo Caria, UTAD)


Sessão 3 Gravando interações sociais no âmbito do trabalho de investigação em Análise da Conversa: dimensão praxeológica e organização interacional
Dinamizador David Monteiro
Data & Horário: 6ª-feira, dia 14 de Janeiro 2022, 17h-19h
Local: Online
Programa:
O trabalho de gravação de interações sociais é um aspeto fundamental da investigação sobre as mesmas e, no quadro de uma abordagem socio-interacionista ao estudo das práticas e dos saberes profissionais, a sua dimensão praxeológica e interacional é passível de ser examinada enquanto objeto de análise.
Enquadrada no paradigma teórico-metodológico da Análise da Conversa Etnometodológica, esta sessão irá investigar o trabalho de gravação de interações em suporte vídeo, com base num conjunto de fragmentos de gravação de atendimentos sociais e de outras interações institucionalmente enquadradas.
  1. Num primeiro momento, serão identificadas algumas das principais práticas que constituem a produção situada deste trabalho e como estas são localmente realizadas pelos participantes através da mobilização de recursos linguísticos, corporais e materiais.
  2. Em seguida, iremos observar e apreciar alguns dos dilemas e problemas práticos com que investigadores se podem deparar durante uma gravação em curso – decorrentes quer da sua interação com os participantes na atividade gravada, quer da produção colaborativa de gravações.
  3. Finalmente, os participantes na sessão serão convidados a refletir sobre as especificidades deste domínio de atividade e as suas potencialidades (auto)etnográficas, e a discutir sobre os desafios e oportunidades do uso de gravações vídeo na investigação qualitativa sobre práticas e saberes profissionais.

Para saber mais | Link

Michel G. J. Binet

Professeur Universitaire à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social

More Posts


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.