Declaração de solidariedade com o Grupo de pesquisa Fala em Interação (FeI) e o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos !

Apanhados de surpresa com o anúncio de encerramentos de Programas de Pós-Graduação, em várias áreas das Ciências Sociais e Humanas, numa das mais importantes e prestigiadas universidades brasileiras, a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), por motivos de sustentabilidade financeira, os membros do GEACC fazem questão de manifestar publicamente a sua solidariedade com @s colegas do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Grupo de Pesquisa Fala em Interação (FeI), sublinhando e lamentando o impacto extremamente negativo desta decisão, numa área de investigação muito especializada, a Análise da Conversa Etnometodológica (ACE).

Grupo « Fala em Interação » – Unisinos

Impulsionada e liderada pela Profª. Doutora Ana Cristina Ostermann, a equipa docente e investigativa visada por esta decisão desempenhou um papel de liderança no desenvolvimento da ACE como área de investigação e de ensino no Brasil. Muito bem avaliado internamente, o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos desenvolveu uma agenda de eventos internacionais (várias edições do Congresso Internacional « Linguagem e Interação ») e envolveu-se, com muita energia e competência, na co-organização de Encontros nacionais de Análise da Conversa Etnometodológica (EnACE), que contribuíram e muito para a construção e a consolidação da ACE como área de investigação no Brasil.

Com a atividade de Ana Cristina Ostermann e da sua equipa, que tem ao seu crédito uma rica produção científica nacional e internacional, o Brasil se tornou a mais importante comunidade científica em ACE do mundo lusófono, trajetória científica reconhecida ao mais alto nível, como é testemunho disso a eleição de Ana Cristina Ostermann no cargo de Vice-Presidente da International Society for Conversation Analysis (ISCA).

O encerramento deste Programa de Pós-Graduação e o desmantelamento deste Grupo de pesquisa são, portanto, péssimas notícias para os investigadores que, à semelhança do GEACC, se empenham em desenvolver os estudos em ACE no domínio da lusofonia. A Unisinos estava a cumprir a sua missão e a sua razão de existir enquanto Universidade, ao acolher e dar suporte a essa brilhante equipa, de reconhecido mérito internacional.  Encerrar as portas deste prestigiado Programa de Pós-Graduação e deste Grupo de pesquisa, dinamizador de sessões de co-análise de dados conversacionais (Data Session) cativantes, é uma perda enorme, para a Unisinos, o Brasil, a lusofonia e a comunidade científica internacional.

Com imensa gratidão e total solidariedade.

Michel Binet, GEACC
Victor Braga, GEACC
Sandro Brincher, GEACC
Claire Jondeau, GEACC
David Monteiro, GEACC



Citar este post
Michel G. J. Binet (2022, 25 Julho). Declaração de solidariedade com o Grupo de pesquisa Fala em Interação (FeI) e o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Unisinos ! GEACC. Recuperado em 3 de Março de 2024, de https://doi.org/10.58079/oy55

Michel G. J. Binet

Professeur Universitaire à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Consultant - Formateur - Traducteur (portugais-français) - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social

More Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.