7-Outros projetos

Esta página lembra que a agenda investigativa de uma Equipa de pesquisadores nunca é totalmente fechada teorica e empiricamente.

Os nossos projetos desenvolvem análises guiadas pelos dados (Data Driven) que (1) mobilizam múltiplas teorias a título de contribuições auxiliares e complementares, e que (2) entrecruzam frequentemente investigação aplicada e investigação fundamental.

Assim, os nossos dados convidam muitas vezes a analisar a microeticidade dos comportamentos de interação, de tal modo que a análise microética é entendida como um eixo analítico transversal a todos os projetos do Lab-FEACC, dotada de uma forte relevância formativa e profissional em Serviço Social.
Para saber mais : Link

As práticas de entrevista, que apresentam uma grande diversidade (entrevistas de Serviço Social, mas também entrevistas jornalísticas, entrevistas clínicas, entrevistas de emprego, etc.), correspondem a quadros interacionais que participam ativamente na organização da vida social.  Por isso, estamos interessados em estender as nossas pesquisas a outros tipos de entrevista, presenciais ou mediatizadas por dispositivos digitais.

Atenta às questões ético-políticas inerentes à gestão social e política da neurodiversidade que caracteriza todas as sociedades, a Análise Conversacional das Interações Atípicas (IA) é outra área de interesse do Lab-FEACC.
Para saber mais : Link
Novo Projeto : Clicar aqui

O racismo e as micro-agressões xenófobas observáveis na trama das interações constituem outra área de interesse, passível de ser reativada sempre que surgem dados que assim exigem.
Para saber mais : Link

A nossa equipa pode ter também uma forte participação em projetos promovidos por outras unidades de investigação, como exemplifica o Projeto ETIC, na área dos Cuidados Paliativos.
Para saber mais : Link

Nos nossos corpora, temos algumas gravações de visitas ao domicílio. Estamos muito interessados em coletar um maior número de gravações, para aprofundar a descrição e a análise das práticas de entrevista de Serviço Social nesta base territorial muito específica, que gera uma inversão dos papeis rituais em certas sequências da interação.


Para mais informações sobre os Eixos analíticos transversais do Lab-FEACC, consultar a seguinte página : Link


Michel G. J. Binet

Professeur Universitaire à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Consultant - Formateur - Traducteur (portugais-français) - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social

More Posts

Laboratório de FENOMENOLOGIA, ETNOMETODOLOGIA e ANÁLISE CONVERSACIONAL da CLUSIVIDADE SOCIAL

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search