Coord. de um Dossiê temático da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) – (v. 18, n. 2) abr./jun. 2024 | « Cuidados-em-interação: práticas, saberes e reflexividade na saúde » (coord. Marcia Rodrigues Lisboa & Michel Binet)

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada, desde 2007, pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).


(…)

Este dossiê, cujo título mobiliza o conceito de cuidados-em-interação, aborda os cuidados em saúde numa perspectiva interacionista (Ostermann; Meneghel, 2012), com particular interesse por pesquisas de enfoque multimodal, capazes de articular, num trabalho descritivo finamente detalhado, os estudos da fala e do corpo (Mondada, 2018).

A expressão cuidados-em-interação é gerada por uma matriz usual em Análise da Conversa Etnometodológica (ACE) (Loder; Jung, 2008), corrente investigativa oriunda da sociologia norte-americana, derivada da Etnometodologia de Garfinkel, que tem sido acolhida mundialmente em múltiplas áreas disciplinares (Watson; Gastaldo, 2015); e que nos últimos dez anos traz como objeto de estudo a-fala-e-o-corpo-em-interação.

Guiadas pelos dados (Data driven), as análises podem mobilizar e articular outras correntes teóricas, que incidem sobre uma multiplicidade de objetos e de fenômenos: a polifonia e o dialogismo bakhtiniano; a análise austiniana dos atos de linguagem; o face work goffmaniano e a polidez; as pistas de contextualização de natureza prosódica; as justificações e a teoria da argumentação na língua; etc.

(…)

Marcia Rogrigues Lisboa, Fundação Oswaldo Cruz – Lab-FEACC
Michel Binet, ISSSL-UL – Lab-FEACC


Prazo de submissão : até 20 de fevereiro de 2024.


Texto completo da Chamada : Link

Instruções aos autores | Link




Citar este post
Michel G. J. Binet (2023, 28 Outubro). Coord. de um Dossiê temático da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) – (v. 18, n. 2) abr./jun. 2024 | « Cuidados-em-interação: práticas, saberes e reflexividade na saúde » (coord. Marcia Rodrigues Lisboa & Michel Binet). Lab•FEACC. Recuperado em 14 de Abril de 2024, de https://doi.org/10.58079/oy5h

Michel G. J. Binet

Professeur Universitaire à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Consultant - Formateur - Traducteur (portugais-français) - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social

More Posts

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.