
As Sessões de análise conjunta de dados conversacionais (Data Sessions) são um dos principais motores da dinamização das atividades científicas das equipas de investigação em Análise Conversacional (AC).
A crise pandémica Covid19 acelerou a utilização de soluções digitais para o teletrabalho. As equipas de investigação passaram a realizar cada vez mais as suas Data Sessions em regime distancial, o que gerou novas oportunidades de colaboração online entre equipas, por meio da participação nas Data Sessions de cada equipa de convidados exteriores.

Esta troca de convites, que dá hoje matéria a um novo tipo de Chamadas (Chamadas para submissão de propostas de dinamização de Data Sessions), estimula a circulação dos investigadores numa nova rede digital emergente, de Data Sessions. O G-FEACC participa nesta construção e dinamização de uma rede digital internacional (ver abaixo, alguns exemplos).
Dinamizar uma Data Session (Online) O dinamizador pré-seleciona três trechos de dados (áudio ou vídeo), em formato de transcrição ou de ficheiros reprodutíveis (áudio ou vídeo). Cada trecho tem uma duração de 1 ou 2 minutos. 0) Partilha de alguns metadados ou dados contextuais pelo dinamizador (facultativo) 6) Segundo trecho : Repetir as etapas anteriores. Nota 1 : Por regra geral, só os primeiros dois trechos são analisados em cada Sessão, prevista para durar Máx. 2 horas. Às vezes, este tempo limitado permite analisar apenas um trecho. Isso é considerado normal, dada a elevada granularidade descritiva da AC e a riqueza da sua metalinguagem descritiva e analítica. Descobrir a densidade de observáveis e de analisáveis num trecho de “apenas” um minuto é uma das experiências potenciadas pela participação numa Data Session. Nota 2 : O dinamizador da Sessão assume a obrigação de sinalizar nas suas comunicações ou publicações os dados trabalhados em sede de Data Session e de mencionar, em nota de rodapé, a data, o nome do Grupo e os nomes dos participantes na Data Session. _____________________ OBJETIVOS
Afinidades entre as Data Sessions em AC e as Jam Sessions no jazz «Uma mesma linguagem, musical ou investigativa, como pano de fundo partilhado, e a busca de um acordo entre egos que se escutam mutuamente, num regime de rara liberdade (sem partições de notas pré-escritas) e de colaboração dialogante, sem medo, bloqueador e castrador, de ser julgado e rejeitado por companheiros, que aprenderam e sempre reaprendem a repudiar posturas de censores, para, juntos, compor criativamente» (Binet, 2022). «‘‘Jam sessions’’ afforded players opportunity to develop musical ideas before a peer-based audience and garner immediate pedagogical feedback (…). Jazz musicians learned repertoire, phrasing, and the jazz lexicon (among other musical taxonomies) at ‘‘jam sessions”» (Scott, 2004: 284). SCOTT, Andrew |
Para saber mais sobre a programação atual de Data Sessions do G-FEACC, visitar a página seguinte : Link
A nossa equipa também já recorreu à dinamização de uma Data Session para promover a descoberta da AC durante um evento científico.
Formação na investigação em AC pela prática acompanhada da investigação em AC (Data Sessions)
As Sessões online de análise conjunta de dados conversacionais (Data Sessions) constituem um Espaço privilegiado de interformação, que potencia o acompanhamento e a capacitação de novos membros, sem ou com pouca formação prévia. Por esta via, o G-FEACC assume uma importante missão de formação inicial e avançada em Análise Conversacional, sem equivalente em Portugal.
« A “data session” is an informal get-together of researchers in order to discuss some “data” – recordings and transcripts. (…) Data sessions are an excellent setting for learning the craft of CA [Conversation Analysis], as when novices, after having mastered some of the basic methodological and theoretical ideas, can participate in data sessions with more experienced CA researchers. (…) A data session is one of the most rewarding experiences in the CA enterprise » (ten Have, 2005: 124-5).
Exemplos :
Data Session | 2ª-feira, dia 05 de Dezembro de 2022, Grupo de pesquisa Interação em Contextos Institucionais (Paulo Cortes Gago, UFRJ) : «Os três primeiros minutos de três entrevistas de investigação sociológica : Uma sessão de co-análise metodográfica» (Dinamizadores : Michel Binet & Victor Braga) [Link]
Data Session | 6ª-feira, dia 04 de Março de 2022, Grupo Fala-em-Interação (Ana Cristina Ostermann, Unisinos) : «Pais e filho brincando no baloiço : Sessão de Análise Conversacional Multimodal» (Dinamizador : David Monteiro) [Link]
Data Session | 4ª-feira, dia 16 de Dezembro de 2020, GEACC : «Atendendo dois familiares de doente/s em Unidade de Serviço Social em meio hospitalar» (Dinamizador : David Monteiro)
Data Session | 5ª-feira, dia 14 de Abril de 2016, GEACC : «Análise Conversacional de um Trecho da emissão televisiva brasileira Roda Viva» (Dinamizador : Victor Braga) [Link]
Outras atividades
envolvendo a co-análise de dados
Atelier de Etnografia (áudio)visual
Tirar proveito do valor documental de fotografias e de filmagens, técnicas auxiliares da pesquisa de terreno: Organização de Sessões de análise de dados visuais (Data Sessions).
Outros Exemplos:
- Análise do valor documental da fotografia de um cartaz afixado num café, em Lisboa.
- Enfoque analítico | A economia ritual dos (inter)actos conversacionais

- 07-05-2013 | Multifilmagem (uso de duas câmaras) do depoimento de uma “aluna do 3º ano curricular da Licenciatura em Serviço Social” (ISSSL-ULL), numa aula da Unidade Curricular (UC) de Estruturas e Interação Social (2º ano curricular).
- Assunto | Relatos de atendimentos na segurança social, considerados do duplo ponto de vista de uma futura profissional e de uma utente.
- Multifilmagem | Duplo registo das actividades intersincronizadas da falante primária e da audiência (falantes secundários – Sinais de retorno)
- Duração | 55 min.
- .