Resumo | O estudo, elaborado sob a orientação de Michel Binet (ISSSL-ULL), centra-se na comunicação entre assistente social e doente/família/equipa multidisciplinar no processo de referenciação do doente aos cuidados paliativos. De natureza qualitativa, o projeto tem como orientação teórica e metodológica a Análise Conversacional etnometodológica, assente na gravação, transcrição e análise de um corpus de gravações do agir profissional (Corpus ACASS-H-CP-TPinto). Terá como impacto a promoção de um melhor entendimento, por parte dos profissionais de Serviço Social, não só das dificuldades encontradas na abordagem feita à referenciação aos cuidados paliativos mas também das competências postas em prática.
A Dissertação constituiu um laboratório de teste e afinação de um Modelo de Co-Investigação e de Co-disciplinaridade valorizando a autoridade epistémica do profissional (Modelo de Recherche praticienne acompanhada, de cariz etnometodológico), no âmbito de Sessões de co-investigação que foram gravadas, de modo a contribuir para a auto-análise de relações de co-produção de conhecimentos estabelecidas no seio do GEACC, em sede de orientação de dissertações e de teses.
Dispositivo de Co-análise das práticas e dos saberes profissionais por auto-confronto acompanhado
Desenho : David Monteiro
Refª. | Pinto, T. (2020) Análise conversacional de quadros interacionais do trabalho do/a assistente social em meio hospitalar: O encaminhar para uma unidade de cuidados paliativos. Dissertação de Mestrado em Serviço Social (dir. Michel G. J. Binet). Lisboa: Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa (ISSSL-ULL).
Professeur Universitaire à l’ISSSL-UL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Coord. do Lab•FEACC - Chercheur Associé ADAC - Consultant - Formateur - Traducteur (portugais-français) - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social