GREX2

O Lab-FEACC está muito interessado em construir uma parceria com o GREX2, Grupo de investigação sobre a Explicitação fundado por Pierre Vermersch, no âmbito do qual a Entrevista de Explicitação (EdE) psicofenomenológica foi e é concebida, praticada, analisada, fundamentada e ensinada.
O GREX2 promove a publicação da revista EXPLICITER, que faz referência no domínio da Explicitação e da Fenomenologia. Participar na vida desta Revista é um prazer para o Lab-FEACC (Binet & Jondeau, 2023).

BINET, Michel; JONDEAU, Claire – Explicitation, auto-confrontation et analyse conversationnelle  : Un dispositif de co-recherche praticienne en Économie sociale familiale. Expliciter. 136 (2023) 36–45.

Com efeito, o dispositivo de co-descrição e de co-análise desenvolvido no âmbito do Projeto CEA-CESF se esforça por combinar a Análise Conversacional (AC) e a Entrevista de Explicitação (EdE) na co-pilotagem de Sessões de autoconfronto de profissionais com gravações das suas próprias práticas. Este dispositivo é o motor de uma segunda geração de projetos, integrados na segunda Linha de investigação do Lab-FEACC.

A descoberta da Entrevista de Explicitação (EdE), trazida no nosso Grupo por Claire Jondeau, e a sua mobilização, central e decisiva, no novo Dispositivo de investigação que sustenta esta segunda geração de projetos, motivou a adoção pela nossa Equipa de um novo nome, que incorpora uma referência explícita à fenomenologia.

Website do GREX2 | Link

VERMERSCH, Pierre – A Entrevista de Explicitação (1994). São Paulo : Fundação Carlos Chagas, 2022

Michel Binet et Claire Jondeau foram convidados a participar no Seminário GREX2 do dia 20 de Janeiro 2023, que incidiu sobre os artigos publicados no número 136 da Revista EXPLICITER.

[Cliquer pour agrandir]
Séminaire GREX2 en ligne, du 20 Janvier 2023 [Cliquer pour agrandir]

Para saber mais : Link


Para saber mais, sobre o GREX2 e o 1º Colóquio Pierre Vermersch, visitar a página seguinte | Link

Michel G. J. Binet

Professeur Universitaire à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Consultant - Formateur - Traducteur (portugais-français) - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social

More Posts

Laboratório de FENOMENOLOGIA, ETNOMETODOLOGIA e ANÁLISE CONVERSACIONAL da CLUSIVIDADE SOCIAL

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search