Microética  do agir profissional (Linha transversal)

A « Microética  do agir profissional » emergiu como Linha de pesquisa transversal aos vários Projetos de investigação desenvolvidos no seio do GEACC, conferindo ao Glossário elaborado sobre o tema por Michel Binet o estatuto adicional de ferramenta de apoio à formação avançada e à investigação.

É na medicina, uma área cientifico-profissional que promove no seu seio uma forte reflexão ética, que Paul A. Komesaroff (1990, 1995) cunhou o neologismo « Microethics », para construir uma subárea de estudo que considera crucial para a prática médica.
Na área da gerontologia social, o conceito de Microética foi introduzido em 1997 por  John Abbott Worthley, no livro intitulado  The Ethics of the Ordinary in Healthcare: Concepts and Cases.
Na sua tese de doutoramento em Serviço Social, em curso de elaboração, Michel Binet, partindo dos trabalhos de Komesaroff e de Worthley, reintroduz o conceito, procedendo à sua redefinição em compreensão e em extensão, a partir das contribuições da Análise Conversacional etnometodológica e com base nas pesquisas desenvolvidas no âmbito do GEACC.


Glossário de Microética na Plataforma Zotero (Clicar)

Página a partir da qual é possível aceder ao Glossário de Microética | Link


A ritualização da interação conversacional como Microética do agir profissional (Prezi)

Apresentação Prezi [em português] | Link
Présentation Prezi [en français] | Lien

Bibliographie par approches ou domaines disciplinaires (Prezi – en français) (Clicar)
Double immersion et Science de la microéthicité des comportements humains (Prezi – en français) (Cliquer pour agrandir)

Tese de doutoramento em Serviço Social em curso de elaboração, incidindo sobre a Microética (Binet, 2019):

Poster | Formato PDF


Michel G. J. Binet

Professeur Universitaire à l’ISSSL-ULL (Instituto Superior de Serviço Social de Lisboa – Universidade Lusíada de Lisboa) - Chercheur en Travail social - Docteur en Anthropologie - Analyste de Conversation - Membre du Conseil du GIS Hybrida-IS, Groupement d'Intérêt Scientifique en Travail social

More Posts

Groupe d’Ethnométhodologie et d’Analyse Conversationnelle de la Clusivité sociale

Pesquisar OpenEdition Search

Você sera redirecionado para OpenEdition Search