A « Microética do agir profissional » emergiu como Linha de pesquisa transversal aos vários Projetos de investigação desenvolvidos no seio do GEACC, conferindo ao Glossário elaborado sobre o tema por Michel Binet o estatuto adicional de ferramenta de apoio à formação avançada e à investigação.
É na medicina, uma área cientifico-profissional que promove no seu seio uma forte reflexão ética, que Paul A. Komesaroff (1990, 1995) cunhou o neologismo « Microethics », para construir uma subárea de estudo que considera crucial para a prática médica.
Na área da gerontologia social, o conceito de Microética foi introduzido em 1997 por John Abbott Worthley, no livro intitulado The Ethics of the Ordinary in Healthcare: Concepts and Cases.
Na sua tese de doutoramento em Serviço Social, em curso de elaboração, Michel Binet, partindo dos trabalhos de Komesaroff e de Worthley, reintroduz o conceito, procedendo à sua redefinição em compreensão e em extensão, a partir das contribuições da Análise Conversacional etnometodológica e com base nas pesquisas desenvolvidas no âmbito do GEACC.

Página a partir da qual é possível aceder ao Glossário de Microética | Link

Apresentação Prezi [em português] | Link
Présentation Prezi [en français] | Lien


Tese de doutoramento em Serviço Social em curso de elaboração, incidindo sobre a Microética (Binet, 2019):
Poster | Formato PDF